Noticias em Geral

Troca dos amortecedores do Fiat Cronos Drive 1.3

Lançado no inicio de 2018, o sedã compacto Premium Fiat Cronos é produzido na Argentina e utiliza a mesma plataforma do hatch Argo. Apesar de ser um dos veículos mais modernos fabricados pelo Grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis), para trocar os amortecedores, o procedimento não é complicado, mas exige alguns cuidados  por parte do reparador que irá realizá-lo.

Nesta reportagem da Revista Reparação Automotiva, mostramos como os reparadores das revendas Fiat foram treinados para realizar a troca, pois ela foi feita na concessionária Sinal, no bairro Butantã (SP), por José Jorge, técnico de serviços da empresa. O profissional, trabalha como reparador há 30 anos. Atuou em oficinas independentes e em concessionária de outra marca. “Antes de realizar a troca dos amortecedores, o reparador deve ficar atento para adquirir as peças corretas, pois há várias versões do modelo, assim para fazer a compra deve-se mostrar o número do chassi”, explica Jorge.

O sedã Fiat Cronos é comercializado com motor 1.3L e câmbio manual, igual ao utilizado neste procedimento, e também com motor 1.8L e câmbio automático. Enquanto que, seu irmão de plataforma, o Fiat Argo é oferecido com motor 1.0L três cilindros, 1.3L e 1.8L, há ainda a versão Trekking para o hatch, a qual traz suspensão elevada. Em todos estes modelos as ferramentas e os procedimentos para a troca dos amortecedores são semelhantes, porém as peças têm calibrações diferentes, por isso a necessidade de muita atenção ao adquirir as peças. Além disso, recomenda-se ao realizar a troca dos amortecedores dianteiros e traseiros, substituir também o suporte, batente e coifa.

Passo a passo troca dos amortecedores Fiat Cronos Drive 1.3  

1. Antes de iniciar o processo coloque as capas de proteção. Isso evita danos na lataria do veículo

2. Com a chave L13 mm soltar os três parafusos superiores

3. Levantar o veículo e retirar a roda dianteira. Em seguida, com uma catraca e chave sextavada 16 mm (também conhecido como chave pito) e uma chave fixa 17 mm soltar a bieleta para acessar o amortecedor

4.Utilizar uma chave de fenda para retirar a trava que segura o flexível do freio

5.  Retirar os dois parafusos do amortecedor com uma chave de boca 19 mm e uma catraca com chave sextavada 19 mm

6 . Abaixar o carro e soltar os parafusos superiores com a chave L13 mm

7. Retirar o conjunto amortecedor e mola e levar até a bancada

8. Posicionar o conjunto no encolhedor e encolher a mola. Certificar-se que a mola está travada antes de seguir com o procedimento

9. Utilizar uma chave de boca 19 mm e uma chave Allen 6 mm e soltar e retirar o suporte do batente.

9(a). Retirar o batente

9(b). Retirar a coifa

9(c). Retirar a mola

Montagem amortecedor dianteiro Fiat Cronos Drive 1.3

10. Antes de montar é necessário equalizar o novo amortecedor. O procedimento, também conhecido como escorvar, consiste em retirar o ar da parte interna do tubo. Para isso puxe e empurre a haste do amortecedor cinco vezes

11. Após escorvar, posicionar o novo amortecedor no encolhedor de mola

12. Colocar a mola

13. Instalar a coifa

14. Posicionar o batente

15. Colocar o suporte do batente. Com a chave de boca 19 mm e a Allen 6 mm apertar até fixar. Após este procedimento, retirar do encolhedor e levar até o veículo

16. Posicionar o amortecedor

17. Com a chave L13, apontar os três parafusos superiores

18. Levantar o carro e, com a chave de boca 19 mm, uma catraca e a chave sextavada 19 mm, colocar os parafusos na parte inferior do amortecedor

19. Instalar a bieleta com a chave fixa 17 mm, o chicote do ABS e o flexível do freio

20. Colocar a roda e apontar os parafusos sem usar a pneumática. Depois disso, abaixar o veículo

21. Com a chave L13 mm apertar os três parafusos superiores

22. Com o carro no chão, utilizar o torquimetro e torquear os parafusos da roda. O torque indicado para os modelos com roda de liga leve é de 98 Nm. Para as rodas de ferro o torque é de 86 Nm

Substituição do amortecedor traseiro Fiat Cronos Drive 1.3L

23. Após levantar o automóvel utilizar a pneumática para retirar os parafusos da roda

24. Com a chave L10 e uma chave Philips retirar o para-barro traseiro

25. Para soltar a parte superior do amortecedor traseiro as ferramentas utilizadas são, uma catraca com extensão e chave sextavada 15 mm. Com o veículo levantado, afrouxar os parafusos

Atenção: Não retirar totalmente o suporte 

26 Abaixar o carro e colocar um apoio, que pode ser um macaco ou cavalete, na barra da suspensão traseira. Isso deve ser feito para evitar que a mola, a qual é separada do amortecedor, solte, pois pode causar acidente

27. Retirar a porca e o parafuso da parte inferior com uma chave estrela 16 mm e outra 17 mm. E depois retirar o amortecedor

28. Na bancada, fixar o amortecedor em uma morsa

29 Com uma chave estrela 16 mm e outra chave de boca 6 mm, soltar e retirar o suporte, batente e guarda pó

30. Colocar e fixar o amortecedor novo na morsa e realizar o procedimento de equalização (escorvamento)

31. Depois de equalizar, colocar o guarda pó, o batente e o suporte. Fixar o batente com a chave estrela 16 mm e a chave de boca 6 mm

32. Retirar o amortecedor da morsa e posicionar no veículo. Encaixar primeiro a parte inferior e apontar os parafusos. Depois, encaixar a parte superior e colocar os parafusos

33. Fazer o aperto da parte superior com a catraca, extensão e chave sextavada 15 mm

33. Com a chave estrela 16 mm e a 17 mm apertar o parafuso inferior

34. Montar e fixar o para-barro com a chave L10 e a chave Philips

35. Colocar a roda, apontar os parafusos. Baixar o carro e utilizar o toquimetro para o torque final

Após terminar o procedimento da troca dos amortecedores é necessário checar o alinhamento para conferir se há diferença na geometria do veículo e o balanceamento das rodas.

Colaboraram: FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e concessionária Fiat Sinal Butantã- Av. Corifeu de Azevedo Marques, 950 -São Paulo

foto

Autor: Sindirepa MT

Leia Mais Posts Relacionados