O sistema de arrefecimento está em contínua evolução, muitos reparadores se lembram de veículos com apenas duas mangueiras, sendo uma superior e outra inferior, ligadas ao radiador, e um ventilador de ação contínua acionado pela mesma correia auxiliar do alternador e da bomba d´água mecânica.
E ainda existia aquela máxima no setor, que a válvula termostática mais atrapalha do que resolve o correto funcionamento e controle do sistema de arrefecimento e muitos recomendavam (de forma errada) a remoção deste componente para que o motor trabalhasse com menor temperatura. E na atualidade, ocorre justamente o contrário, quanto mais quente e sob controle, melhor será o desempenho do motor, e ainda há a necessidade de controles adicionais em vários sistemas que os atuais motores possuem.
Com a evolução dos motores, e essa é uma coluna que fala sempre de tecnologia em motores, temos a necessidade de controle mais precisos, ainda mais na questão de temperatura.
Com a utilização de sistema de aquecimento do ar da cabine, motores com sistema de controle EGR, motores com turbocompressor, baterias de veículos híbridos e elétricos, circulação do líquido mesmo com o motor desligado, temos funções nas quais apenas uma bomba auxiliar pode atuar com um controle de acionamento do módulo eletrônico do motor.
As bombas de circulação de água auxiliar são usadas em áreas em que as tarefas de arrefecimento ou aquecimento devem ser implementadas independentemente do circuito de refrigeração.
Nos sistemas de aquecimento auxiliar as bombas de circulação de água fazem a circulação de forma independente e até pontual do movimento da bomba d´água principal.
VANTAGENS
Por ter um controle elétrico, a bomba de circulação de água auxiliar faz a circulação em circuitos determinados de acordo com a demanda necessária para o controle de temperatura, aquecimento ou resfriamento deste circuito.
Também pode ser utilizada para troca de calor no conjunto de baterias de veículos híbridos ou elétricos
DE REPARADOR PARA REPARADOR
Pode parecer algo simples, mas está cada vez mais presente em veículos modernos motores, com uma, duas e até três bombas de circulação de água auxiliares. Um motor elétrico sem escovas com comutação elétrica, no qual não há contato com a água, pois é hermeticamente separado o motor da bomba, é muito compacto, tem funcionamento suave e com baixo ruído.
Tudo isso dentro de um componente que cabe na palma da mão e é responsável pela circulação de água para controles pontuais no sistema de arrefecimento do motor. Podemos ter várias aplicações, como em sistemas de transmissão automáticas, circuitos fotovoltaicos e em células de baterias de veículos híbridos e elétricos.
É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.
Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.
Fonte:
https://www.oficinabrasil.com.br/noticia/tecnicas/a-bomba-de-circulacao-de-agua-auxiliar-e-fundamental-para-os-controles-de-temperatura