Noticias em Geral

Como melhorar a competitividade da sua oficina mecânica

Donos de oficinas mecânicas sabem dos desafios envolvidos em conseguir manter cada cliente. Mesmo com esforço, ainda é necessário ter algo mais que o destaque, alguma vantagem competitiva na oficina. É disso que viemos falar.

De forma geral, esse tipo de vantagem torna a sua oficina uma opção melhor do que as demais, pois oferece um diferencial que os concorrentes não possuem. Ou, pelo menos, que não apresentam da mesma forma que você. A questão é: como gerar esses adicionais?

Para ajudá-lo nesse quesito, trouxemos 8 dicas para criar vantagem competitiva para o seu negócio, atrair mais clientes e melhorar o seu rendimento. Confira!

1. Melhore a qualidade do atendimento

Quando vamos a um estabelecimento em que os funcionários nos tratam com cordialidade, procuram ouvir o que queremos e tentam ajudar da melhor maneira é muito bom, concorda?

Os clientes de oficinas mecânicas estão cada vez mais exigentes. Eles querem um atendimento de qualidade  com estrutura diferenciada e todo tipo de cuidado com os seus veículos.

A forma como você entra em contato com seus clientes faz uma grande diferença. Imagine que você vai a uma loja com dois atendentes. Um deles é preguiçoso, se enrola ao mostrar os produtos e o força a fechar a compra logo. O outro é atencioso, paciente, bem organizado e simpático. Com qual dos dois você compraria?

Quando o consumidor chegar para comprar na sua oficina, sempre tenha um funcionário que vá até ele, não permita que ele tenha que procurar pelo atendimento. Ofereça um catálogo de opções de produtos, não deixe que seus mecânicos deem diagnósticos imprecisos do problema.

Outro ponto fundamental: falou que vai ligar, ligue! São incontáveis os casos de estabelecimentos que marcam com o freguês de dar um retorno sobre o problema do veículo pelo telefone e não o fazem no prazo estipulado. Isso pega muito mal e traz malefícios à empresa. Ainda que você não tenha a solução, não deixe de contactar seu cliente. Assim ele fica menos angustiado.

Estas simples dicas demonstram que quanto melhor for a qualidade do atendimento, maiores serão as chances de fechar um serviço, fidelizar o seu comprador e garantir que a sua empresa seja indicada por ele para outros consumidores. Com essas atitudes você trabalha para que seus lucros aumentem.

2. Invista em material de qualidade

Investimento em materiais é um ato que garantirá vantagem competitiva na oficina. As peças de qualquer veículo são bastante exigidas e submetidas a muito trabalho. Não tem como trabalhar com marcas de qualidade inferior que gerarão insatisfação de seus fregueses.

Se você leva um carro a uma oficina e ele continua quebrando com muita frequência, você provavelmente vai desconfiar da qualidade do trabalho e deixar de ir àquele mesmo estabelecimento.

Porém, se as peças são mais duráveis e funcionarem melhor, é mais provável que você retorne sempre que tiver um problema. Lembre-se, a qualidade do serviço é um dos fatores competitivos mais fortes que uma oficina tem a oferecer.

Trate a compra de peças e materiais de marcas reconhecidas e com bons feedbacks de clientes como um investimento e jamais como um gasto. Um cliente satisfeito gera outros serviços e indicações. O dinheiro investido naquele insumo será recuperado e ainda gerará lucro maior.

3. Mantenha o ambiente organizado e limpo

Está ultrapassado aquele conceito de que a oficina mecânica é um lugar sujo de graxa e óleo. Hoje em dia os consumidores procuram em uma oficina um local higienizado e que prestará um bom serviço ao seu carro, sem manchar nada.

Quando o potencial usuário dos serviços da sua oficina chegar já procure isolar os componentes do veículo que podem sofrer algum tipo de sujeira, como bancos, volante, teto, painel etc. Tenha materiais específicos para esse tipo de demanda, como plásticos ou papéis próprios.

Isso demonstra que além da qualidade do serviço prestado você se preocupa com outros pontos que são importantes para a sua clientela. Essa será uma importante vantagem competitiva em face de outras oficinas que não oferecem esse tipo de serviço.

Além disso, oficina organizada e limpa não serve apenas para agradar quem a frequenta. Será muito importante também para melhorar o seu desempenho. Uma equipe trabalha bem melhor quando tem espaço para circular com o equipamento, sem esbarrar nos clientes ou nos seus colegas.

E um ambiente limpo é bem melhor para conversar e manter uma relação com cada cliente e, assim, ouvir o que eles precisam.

4. Capacite e especialize sua equipe

São incontáveis os casos de oficinas mecânicas dotadas de profissionais que não sabem do que se trata o problema apresentado pelo consumidor e levam dias para identificá-lo e só depois iniciar o conserto. Enquanto isso o dono do veículo fica sem meio de locomoção, tendo que gastar com transporte público ou táxi.

Quando o empreendedor busca a especialização de sua equipe de funcionários ele está investindo dinheiro na satisfação de seus clientes e na vantagem competitiva de sua empresa no mercado.

Cursos e aulas práticas para a equipe de atendimento e mecânicos melhorará a qualidade da empresa. O problema apresentado será resolvido de forma mais rápida e eficiente e esse fato gerará mais lucro.

Uma equipe bem treinada, que atua em sintonia, é sempre melhor do que um conjunto de pessoas que não tem muita certeza do que deveria fazer, apenas aguardando ordens. Oferecer cursos de capacitação e especialização para os seus profissionais é um ótimo investimento, que pode gerar vantagem competitiva rapidamente.

5. Tenha programas de fidelidade

Nenhuma venda acaba quando o serviço é finalizado. Esse é só o começo de uma relação duradoura e benéfica com os seus clientes. Um trabalho bem-feito gera um cliente satisfeito e uma gama de outras vantagens, como a indicação da empresa a outras pessoas.

Programas de fidelidade são uma vantagem competitiva na oficina mecânica, um estímulo para que aquela mesma pessoa continue retornado sempre que precisar. E quando um cliente já sabe da qualidade do seu trabalho e tem um bônus cada vez que retorna, fechar negócio será bem mais fácil.

Trabalhe com alguns tipos de serviços brinde ou vantagens extras para um determinado número de serviços prestados ou dinheiro investido pelo cliente. Você pode avaliar que tipo de benefícios pode oferecer ao seu cliente sem interferir em seu lucro, como serviços de menor valor ou vantagens na próxima compra.

6. Esteja presente nas redes sociais

Em um mundo digital como o que vivemos, as redes sociais são um importante instrumento para apresentar seus serviços e conseguir mais clientes. Marcar presença nas redes sociais é fundamental para uma qualquer empresa e, certamente, é uma vantagem competitiva na oficina.

Use as redes sociais para apresentar a clientes em potencial:

  • serviços prestados;
  • depoimento de clientes satisfeitos;
  • promoções do seu estabelecimento;
  • e outras vantagens de escolher a sua oficina.

Trate as mídias sociais como uma aliada no relacionamento com seus fregueses. Forme uma equipe para levantar as preferências do perfil da sua clientela. Assim você poderá elaborar estratégias para atingir o público-alvo.

7. Ofereça serviços diferenciados

Hoje são muitas opções de serviços e empresas em qualquer tipo de segmento. Uma empresa que não se diferencia não está em busca de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Procure diversificar os serviços que você oferece na sua oficina mecânica. Esse é um método que agrega valor e aumenta a satisfação do usuário com a empresa.

Por exemplo, após a realização de algum serviço no veículo de seu consumidor, ofereça uma lavagem. Isso mostra ao freguês a preocupação com a sua comodidade. Ofereça também serviços diversos na sua empresa como:

  • mecânica;
  • elétrica;
  • funilaria;
  • embelezamento automotivo.

Dessa maneira, os consumidores que precisam de qualquer tipo de serviço irão à sua oficina e não vão ficar procurando outros locais. Além disso, ele pode se dirigir ao seu estabelecimento procurando reparos na parte elétrica e adicionar um serviço de mecânica, que você também oferece. Isso aumentará seus lucros.

8. Utilize a tecnologia como aliada para obtenção de vantagem competitiva

Uma empresa que não investe em equipamentos que usa a tecnologia para solucionar problemas dos seus clientes perderá espaço no mercado e será engolida pela concorrência.

Tenha em sua oficina equipamentos que escaneiem todo o veículo com defeito para identificar o problema. Ainda que isso encareça um pouco o serviço prestado, certamente, o consumidor dará preferência, pois o diagnóstico será mais certeiro.

Elevadores com plataforma também são uma ótima iniciativa. Eles elevam o veículo sem necessidade de equipamentos manuais e permitem melhor análise das peças que ficam na parte inferior dos automóveis e das motocicletas.

Portanto, em um mundo tão competitivo e com o mercado de oficinas mecânicas tão diversificado, empresários que não procuram investir em vantagens competitivas na oficina tem grandes chances de verem seu empreendimento fracassar.

Coloque as dicas apresentadas em prática e entenda que esses tipos de investimentos lhe renderão retorno rápido e clientes satisfeitos. Dessa forma, o lucro aumentará e até outras vantagens competitivas poderão ser implementadas!

Fonte:
https://chiptronic.com.br/blog/5-dicas-para-gerar-vantagem-competitiva-em-oficinas-mecanicas

foto

Autor: Sindirepa MT

Leia Mais Posts Relacionados