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Como substituir os coxins do Fiat Mille após 60.000km

Os suportes (ou coxins) de motor e câmbio têm a função de evitar que as vibrações destes componentes cheguem à carroceria do veículo. Geralmente são fabricados em metal-borracha.

Com o tempo, essas peças sofrem desgaste e necessitam que sejam substituídas. “Se um coxim está quebrado, os outros podem estar comprometidos, pois, a carga que normalmente é dividida nas três peças passa a ser dividida em duas”, explica Arnaldo Bianco, instrutor da Escola do Mecânico.

Por ter esta característica, ele argumenta que “não vale a pena trocar apenas o coxim que foi detectado com problema. É provável que num curto espaço de tempo o cliente vai retornar reclamando do mesmo barulho, o qual acontece por causa da fadiga de outro coxim que não foi substituído”.

DICAS DE DIAGNÓSTICO

Para verificar a necessidade da troca dos coxins, o instrutor dá a dica de como realizar o diagnóstico. “O procedimento deve ser feito com dois mecânicos. Acione a partida do veículo e engate a primeira marcha. Com o freio de estacionamento ativado, acelere e solte a embreagem, como se fosse arrancar. Neste momento o outro profissional deve observar o balanço do motor. Observe bem o balanço em repouso e movimento. Excesso de balanço indica a necessidade da troca dos coxins”.

Nesta reportagem, mostramos o estado dos coxins do motor e câmbio do Mille 2007/2008, após percorrer 60 mil km e o processo correto para substituí-los. O procedimento foi realizado na Escola do Mecânico em Campinas/SP e contou com o apoio da BFX Borflex.

PROCEDIMENTOS

1. Retire a caixa do filtro de ar e roda sobressalente para ter acesso aos dois coxins superiores.

2. Retire o protetor de cárter.

Obs: Para este procedimento o correto é utilizar uma barra para dar suporte ao motor. Caso a barra não esteja disponível, o ‘macaco jacaré’ substitui.

3. Retire um coxim de cada vez. Inicie pelo lado direito. Com uma chave catraca, solte o parafuso central de cabeça 17 mm.

4. Na sequência, solte os dois parafusos com cabeça 13 mm e levante o carro para facilitar a retirada.

5. Solte o suporte do motor. Ele é preso com quatro parafusos 15 mm.

6. Solte a chapa de apoio presa com três parafusos 13 mm. Em seguida, retire o coxim com o suporte.

7. Sem retirar o suporte, há dificuldade para utilizar a chave, assim, a retirada do coxim deve ser feita na bancada.

8. Antes de aplicar o coxim, verifique a procedência e se é a peça correta para o ano/modelo do veículo. Neste caso, foi utilizado o coxim da marca Borflex.

9. Na bancada, coloque o coxim novo no suporte.

10. Instale o suporte com o coxim novo.

11. Instale a chapa metálica que fixa o conjunto na carroceria.

12. Faça o procedimento de aperto de todos os parafusos, já que um parafuso solto pode provocar a quebra do coxim.

13. No lado esquerdo, o lado do câmbio, o procedimento é semelhante. Solte os parafusos 19 mm do coxim e as duas porcas 13 mm. A montagem segue o processo inverso.

14. Em seguida, instale a caixa do filtro do ar e recoloque a roda sobressalente.

15. Levante o carro no elevador para trocar o coxim inferior. Com uma chave 17 mm, solte o parafuso que fixa o motor ao coxim.

16. Solte o suporte do coxim e retire-o.

17. A retirada do coxim do suporte deve ser feita na bancada.

18. Em seguida instale o coxim novo no suporte.

19. Instale a base com o novo coxim no veículo.

20. Instale o protetor de cárter.

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Autor: Sindirepa MT

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