Coronavírus: 84% dos motoristas reduzem uso do carro em março

Dados da Wings revelam ainda que 40% dos veículos passaram a realizar apenas dois deslocamentos diários na última semana do mês

A pandemia do novo coronavírus reduziu drasticamente o uso de veículos no Brasil. De acordo com dados do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva da Wings, 84% dos usuários da tecnologia reduziram seus hábitos de uso semanal do carro durante o mês de março.

Os dados, que contemplam uma amostragem de 1.435 veículos conectados ao VAI, demonstram a resposta dos motoristas às medidas de quarentena dos governos estaduais e municipais. Na última semana do mês, entre os dias 25 e 31, o tempo médio do brasileiro ao volante foi 58% menor, por exemplo, ao registrado de 3 a 10 de março, antes das medidas de isolamento social. No total, a média de minutos gastos no carro por dia caiu de 125 para 52.

Nos resultados por estado, o Distrito Federal foi o que mais reduziu os hábitos de condução com a pandemia. 91% da frota analisada diminuiu o uso do carro no período, seguido pela Bahia (90%) e Rio de Janeiro (87%).

Diminuição no número de viagens

O número máximo de deslocamentos realizados pelos brasileiros também caiu na última semana de março. Segundo a Wings, aproximadamente 40% dos carros analisados fizeram um máximo de 2 viagens diárias com os veículos.  Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 15% da frota realizava no máximo 2 deslocamentos por dia na primeira semana do mês, enquanto no último período de março, 52% dos carros passaram a fazer apenas duas viagens.

Já na Bahia e em São Paulo a porcentagem de carros que passou a fazer dois deslocamentos por dia na última semana de março saltou de 7% e 15%, respectivamente, para 40%. Veja os dados por estados:

Carro conectado: fonte de dados sobre a frota

Desenvolvido pela Wings, em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o VAI é um dispositivo que conecta o carro à internet, sendo uma fonte rica de informações sobre o automóvel e o comportamento dos condutores do País.

Por trazer dados em tempo real sobre os veículos, via aplicativo, a ferramenta também é uma aliada da segurança veicular por permitir acesso a localização do carro em tempo real, possibilidade de limitar a região permitida para circulação e velocidade máxima do veículo, dentre outras funções.

Com o VAI é possível ainda monitorar a saúde das peças e sistemas do automóvel, possibilitando ao consumidor realizar a manutenção preventiva no tempo correto, ser notificado sobre qualquer intercorrência no funcionamento do carro antes mesmo do problema ocorrer, além de gerar alertas sobre modos de condução que ajudam na economia de combustível, por exemplo.

Fonte: https://www.reparacaoautomotiva.com.br/single-post/2020/04/08/COVID-19-84-DOS-MOTORISTAS-REDUZEM-O-USO-DO-CARRO-EM-MAR%C3%87O