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Dicas de administração para oficinas mecânicas

Administrar uma oficina mecânica tem especificidades que outro negócio não tem, como o conhecimento técnico, mas a base é a mesma de qualquer empreendimento. Além de prestar um bom serviço, o negócio de carros exige boa apresentação, bom atendimento e conhecimentos de gestão. É um desafio diário, que exige comprometimento do proprietário.

Preparamos uma série de dicas para que você possa vencer esse desafio. Confira!

Veja 10 dicas para administrar uma oficina mecânica

Treine sua equipe de atendimento

É uma medida importante. Lembre-se de que nem todos os clientes entendem como um carro funciona. Portanto, sua equipe de atendimento precisa ter calma e clareza na hora de atender um cliente, seja homem ou mulher. É importante ouvir o consumidor, tentar entender o problema com perguntas que pareçam pertinentes para ele.

Conheça a parte técnica do seu negócio

Você não precisa ser um mecânico de Fórmula 1, mas precisa conhecer razoavelmente bem a parte técnica do seu negócio. Isso ajuda no trato com clientes e funcionários.

Incentive seus mecânicos a conhecerem bem suas funções

A tecnologia dos carros evolui ano a ano e seus mecânicos precisam acompanhar e fazer cursos de aperfeiçoamento. Quanto mais conhecimento seu reparador tiver, melhor para o seu negócio.

Mantenha a oficina limpa e organizada

Foi-se a era em que oficina mecânica era famosa por sua sujeira e pelos pôsteres espalhados no ambiente. Ainda que seja complicado evitar graxa e poeira, faça com que o local fique sempre limpo nas áreas onde isso for possível. Pense no bem-estar do cliente que vai esperar por um orçamento ou pelo reparo.

Conheça bem seu público

Item fundamental para começar e gerir seu negócio. Você deve levar em conta o local da sua oficina, os serviços que vai oferecer e os benefícios que pretende dar aos seus clientes. Você pode restringir seu público, por exemplo, e mirar em carros mais sofisticados.

Administre seu estoque de peças

Nenhum cliente gosta de ouvir que o carro vai demorar um tanto a mais de dias para ficar pronto porque sua oficina está sem a peça necessária. Portanto, organize seu estoque para que não fique sem aquelas que têm mais saída. Mantenha um bom contato com fornecedores, que podem lhe ajudar em situações de emergência.

Planeje bem os prazos de entrega

Outro ponto que costuma irritar os clientes. A oficina promete o carro para tal data e, quando o cliente liga, ouve que ainda vai demorar uns dias. É melhor jogar abertamente com o cliente, dar um prazo estendido e antecipar a entrega, do que prometer algo que não vai conseguir cumprir.

Faça o pós-venda

Serviço pronto abre espaço para o próximo passo. Mantenha o cadastro do seu cliente atualizado, assim você pode fazer um contato com ele para saber como foi o atendimento e fazer uma avaliação do serviço. Por exemplo, pergunte se seu cliente quer ser avisado das próximas revisões ou troca de peças. Veja qual a forma que ele prefere ser alertado — por e-mail, mensagens de Whatsapp ou telefonema. É um ponto importante, pois nem todos os motoristas costumam ter isso como tarefa anual.

Informatize sua oficina

Nada de fichas, pastas e cadernos espalhados em grandes arquivos. Coloque tudo no computador.Informatize todo o sistema, coloque a checklist, os contatos de clientes, informações sobre o serviço, orçamento, tudo o que se refere ao trabalho da oficina dentro do computador. As chances de erros diminuem e você ganhará tempo para administrar.

Pesquise preços na concorrência para definir o seu

Saber como a concorrência trabalha e o preço que ela cobra será de grande ajuda para você estabelecer sua oficina. Assim, você terá condições de, ao ver que sua oficina cobra mais caro por determinado serviço, oferecer algum benefício para compensar o custo maior ao cliente.

Fonte:
https://chiptronic.com.br/blog/10-dicas-para-vencer-os-desafios-cotidianos-de-uma-oficina-mecanica

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Autor: Sindirepa MT

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