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ECOSPORT DURATEC – Defeitos combinados difíceis de resolver

Muitas vezes, um veículo entra na oficina com um problema que parece fácil, mas a causa pode ser uma soma de fatores, como um grande quebra-cabeça

O principal problema de se realizar apenas a manutenção corretiva é que, quando o veículo chega à oficina, geralmente apresenta muitos defeitos ao mesmo tempo. É comum o reparador ficar perdido na hora de fazer o diagnóstico e o orçamento, pois nada funciona direito, e as causas do problema podem ser muitas.

O engenheiro Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, teve um caso assim no ano passado, com um Ford EcoSport 2.0 Duratec 2009.  Com 90.300 km, o carro chegou pela primeira vez na oficina em maio de 2016, com o motor falhando. Ao avaliar o sistema, ficou comprovada a necessidade de trocar a bobina do primeiro cilindro.

MISTÉRIO – Após apagar os erros, o carro ficou bom. Porém, no decorrer do ano, o EcoSport retornou outras quatro vezes, sempre com o motor falhando e a luz de injeção acesa. O scanner informava o mesmo defeito: P0300 – falha geral de ignição. “Testamos as bobinas, limpamos os injetores, calibramos as velas e nada resolvia”, recorda Torigoe.

Em dezembro, ao passar novamente o scanner, Sergio recebeu outro código: P0340 – falha no sensor do comando de válvulas. Diante da novidade, um novo procedimento de diagnóstico foi realizado, com uma sequência de testes no sensor de fase e no seu chicote. Mas nada de errado foi encontrado. O mistério do Ford EcoSport Duratec seguia sem uma solução.

Ao verificar o sincronismo do motor, o reparador o encontrou fora de ponto. “Retiramos a roda fônica e descobrimos que a polia do virabrequim estava ruim, com a borracha ressecada. Isso provocava um deslocamento dos dentes em relação ao sensor de rotação, causando uma falha no sincronismo”, explica Torigoe.

NEM ASSIM – No entanto, a instalação de uma nova polia não foi o suficiente para sanar todos os defeitos do EcoSport. O motor voltou a falhar novamente e apresentar o defeito P0300 no scanner.

Como as velas tinham sido substituídas na primeira visita, foi tentada uma troca das outras três bobinas. O carro realmente melhorou, mas ainda não ficou perfeito.

Apesar de todo o trabalho realizado, o veículo passou a apresentar um defeito inusitado: com o ar-condicionado ligado, a marcha-lenta oscilava, dando a impressão de que o motor apagaria a qualquer instante. “A única solução que encontramos foi avançar o ponto em meio dente, a exemplo de um Ford Fusion que tínhamos atendido anteriormente”, revela Torigoe.

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Autor: Sindirepa MT

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