Empresários e colaboradores das oficinas mecânicas participam de evento sobre segurança no trabalho

Gestores e colaboradores de oficinas mecânicas participaram nesta quinta-feira (23.03) de uma roda de conversa sobre normas regulamentadores de saúde e de segurança no trabalho, realizada  pelo Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa/MT), Serviço Social da Indústria (Sesi/MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT). O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) em Cuiabá.

O objetivo foi conscientizar os empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, além de destacar a necessidade de qualificação profissional.

A programação contou com as palestras Mudança das NR´s de SST para transmissão ao eSocial, com o engenheiro de segurança do trabalho Paulo Camacho e a supervisora de Saúde Ocupacional Sulwey Lopes, do Sesi MT; e Aprendizagem: Obrigação ou Oportunidade, com o gerente de Educação do Senai MT, Marcos Vinicius Ribeiro.

As NR´s são um conjunto de regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visam a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em seus locais de trabalho. Essas normas são obrigatórias para todas as empresas e devem ser seguidas rigorosamente para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

De acordo com o presidente do Sindirepa/MT, Reny Maltezo, o evento foi uma oportunidade para que empresários e profissionais conhecessem as tendências e boas práticas no trabalho. “O evento lidou com a saúde e segurança e aprendizagem industrial, além de possibilitar a troca de experiências e networking entre os participantes”, disse.