Estalo na suspensão pode ser problema na junta homocinética

Para quem trabalha em oficinas mecânicas, não há cena mais comum do que um motorista reclamando de ruídos no carro. De um lado, o cliente esforçando-se para ser entendido e de outro, o mecânico buscando solucionar a queixa da melhor maneira.  Em 13 de outubro, o programa Auto Esporte mostrou uma dessas situações na oficina Auto Clínica Bosch, em São Bernardo do Campo -SP. Para mostrar o problema, um consumidor relatou barulhos semelhantes a estalos ao esterçar o carro, principalmente em curvas acentuadas.

Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, que participou da matéria, ao examinar o carro, percebeu irregularidades no funcionamento da homocinética. “Como a coifa que protege a homocinética está rasgada houve a entrada de sujeira – areia, terra, água – contaminando a graxa. Com isso, a substância ficou abrasiva provocando o surgimento de um calo nas paredes desse componente.  Quando ocorre o atrito com as esferas do conjunto da homocinética ocorrem os ruídos”, explica.

A função das juntas é transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas e compensar  os movimentos angulares da suspensão . No entanto, a sobrecarga, os buracos a falta de inspeção das coifas, solavancos assim como a falta de alinhamento, comprometem o bom funcionamento desses componentes. “O desgaste pode ser tanto que a junta estoura e o carro para sem aviso”, conta Guimarães.

Segundo Guimarães, o procedimento ideal nesse caso é a troca da peça. “Jamais deve-se utilizar peças recondicionadas. Este é um procedimento incorreto”, alerta. Ele explica que a peça perde as propriedades, ficando mais macia e o problema volta a se repetir e o prejuízo é grande. Por isso, aconselha fazer a substituição por uma peça nova.