Para quem trabalha em oficinas mecânicas, não há cena mais comum do que um motorista reclamando de ruídos no carro. De um lado, o cliente esforçando-se para ser entendido e de outro, o mecânico buscando solucionar a queixa da melhor maneira. Em 13 de outubro, o programa Auto Esporte mostrou uma dessas situações na oficina Auto Clínica Bosch, em São Bernardo do Campo -SP. Para mostrar o problema, um consumidor relatou barulhos semelhantes a estalos ao esterçar o carro, principalmente em curvas acentuadas.
Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, que participou da matéria, ao examinar o carro, percebeu irregularidades no funcionamento da homocinética. “Como a coifa que protege a homocinética está rasgada houve a entrada de sujeira – areia, terra, água – contaminando a graxa. Com isso, a substância ficou abrasiva provocando o surgimento de um calo nas paredes desse componente. Quando ocorre o atrito com as esferas do conjunto da homocinética ocorrem os ruídos”, explica.
A função das juntas é transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas e compensar os movimentos angulares da suspensão . No entanto, a sobrecarga, os buracos a falta de inspeção das coifas, solavancos assim como a falta de alinhamento, comprometem o bom funcionamento desses componentes. “O desgaste pode ser tanto que a junta estoura e o carro para sem aviso”, conta Guimarães.
Segundo Guimarães, o procedimento ideal nesse caso é a troca da peça. “Jamais deve-se utilizar peças recondicionadas. Este é um procedimento incorreto”, alerta. Ele explica que a peça perde as propriedades, ficando mais macia e o problema volta a se repetir e o prejuízo é grande. Por isso, aconselha fazer a substituição por uma peça nova.