Mantenha sua oficina organizada, confira algumas dicas

Um dos fatores fundamentais para a melhora do pós-venda em oficinas mecânicas e o aumento de clientes é o compromisso com a qualidade. Disso, temos certeza de que você sabe! Mas seguindo algumas dicas de organização, é possível criar um local ainda mais aconchegante para encantar de vez a sua clientela. Pode até parecer até um pouco brega, mas a frase “a primeira impressão é a que fica” faz diferença quando levada a sério.

1. Realize a limpeza do local de trabalho diariamente

Para aprimorar o trabalho de um mecânico, o estudo é essencial. Porém, se o ambiente em que os serviços são realizados não for o ideal, a possibilidade de que o desempenho não seja totalmente satisfatório é bem grande. Na oficina mecânica, a primeira impressão é decisiva na hora de conquistar ou perder um cliente. Por isso, mantenha o ambiente sempre limpo e organizado.

Sabemos que, às vezes, na correria, as ferramentas acabam ficando espalhadas pelas bancadas e espaços de trabalho. Porém, pense em quantas vezes o que você mais precisava simplesmente sumiu em um momento inoportuno! Isso fez com que você perdesse alguns minutos na procura (e a paciência), não é mesmo?

Por isso, a organização e a limpeza devem ser diárias e permanentes. Essa prática pode ajudar, inclusive, na prevenção de acidentes, principalmente quando você pensa nos fluídos que vazam de carros que chegam na oficina. Ainda que seu dia seja corrido, reserve alguns minutos antes ou depois do expediente para isso. Você verá quanto de tempo será economizado!

1. Incentive seus colegas a manter o ambiente organizado

Você viu os benefícios de trabalhar em um ambiente organizado, certo? Mas de nada adianta todo seu esforço se toda a equipe não colaborar. É provável que existam outras pessoas na oficina e elas também precisam ter a consciência de que a organização é vantajosa para todos. Com a ajuda do time, essa tarefa fica bem mais fácil, menos cansativa e traz melhores resultados.

Sabe como você pode incentivar os seus colegas a manterem a organização? Seja o exemplo da oficina e mantenha tudo em seu lugar. As pessoas ao seu redor vão perceber e, ao começarem a entender os benefícios, é bem provável que elas adotem tais práticas, ainda que nem percebam.

1. Etiquete peças e materiais para melhor localização

Ainda no que diz respeito às ferramentas e peças, eis uma das dicas de organização mais valiosas. Você vai precisar apenas de uma caneta e etiquetas adesivas — uma alternativa é usar papel e fita adesiva transparente, itens mais fáceis de se encontrar no escritório da oficina. Separe todos os produtos e ferramentas semelhantes e cole a etiqueta com a inscrição do que é aquilo.

Pode parecer desnecessário para alguém com toda a sua experiência, mas você vai ver como faz diferença. Os sensores de temperatura, por exemplo, podem ser bem semelhantes dependendo do modelo de veículo, mas isso não quer dizer que eles sejam iguais e sirvam para qualquer carro. Na pressa, você pode acabar se confundindo. Além disso, é mais fácil ler uma pequena etiqueta do que, na dúvida, ficar procurando os manuais para diferenciá-los, não é mesmo?

1. Faça o descarte de peças e materiais que não são mais usados

Outro problema que causa muita bagunça em uma oficina mecânica são os rejeitos ou peças com defeito que não serão mais usadas. É verdade que, em determinados casos, você pode precisar de componentes que são mais difíceis de encontrar — e guardar alguns deles pode ser uma boa ideia.

Porém, nem tudo que é guardado será realmente necessário. Quer uma dica bem simples? Muitos chamam de “regra do um ano”, inclusive. Se você não usou algo por 12 meses, é muito provável que não precise daquilo. Ou seja, pode descartar sem peso na consciência. O que sobrar, etiquete e guarde em um local adequado.

1. Adote políticas específicas para organização

Uma ideia bem legal e que traz ótimos resultados é adotar algumas políticas específicas, como organizar ferramentas, vestuário, diagramas elétricos , materiais de estudo e outros itens em armários. Pegue peças com defeito ou quebradas e que já foram etiquetadas, por exemplo, e guarde-as. Também é possível utilizar caixas plásticas que facilitem o empilhamento, em vez das de papelão que desmancham e rasgam.

Outra prática que ajuda bastante na organização e na economia de tempo é delimitar alguns setores na oficina e deixar as ferramentas mais usadas em locais próximos — em painéis, por exemplo. Dessa forma, você e seus colegas não precisam ficar se deslocando toda hora. Além disso, isso evita que os materiais usados fiquem espalhados.

1. Seja cuidadoso com os pertences do cliente e seu veículo

Por fim, um detalhe que quase nunca é observado, mas impacta diretamente na confiança do cliente com a oficina: o cuidado com o veículo e pertences que ficaram dentro dele. Ao realizar um serviço, separe um tempo para proteger os bancos, o volante, câmbio e freio de mão, principalmente em locais com poeira.

Seja organizado com os pertences e guarde-os em um local seguro — de preferência embalados em um plástico — para que não sejam perdidos ou danificados. Isso mostra uma atenção especial, e o resultado é bastante positivo: o cliente vai notar o cuidado e ficar encantado.

Existem muitas dicas de organização e, como você viu, algumas são bem simples de serem colocadas em prática. Uma ideia bem legal é contar com empresas parceiras que auxiliem com essa rotina, melhorando a eficiência da sua rotina.

Viu como algumas dicas de organização podem fazer a diferença e tornar um ambiente mais agradável? Compartilhe esse post em suas redes sociais e mostre a todos seus colegas de profissão!