O que fazer para obter o melhor desempenho de sua equipe?

Olá, pessoal, nas edições passadas foram dadas sugestões de como contratar e remunerar a sua equipe, agora chega a vez de conversarmos sobre como obter o melhor desempenho de seu grupo. Quando falamos em obter o melhor desempenho da equipe consideramos o maior alinhamento possível dela aos objetivos da sua empresa, é muito mais do que apenas realizar as atividades de seu cargo e sim fazer o que deve ser feito prezando a missão, visão, valores, regras e procedimentos em busca das metas da oficina.

Para tanto, é preciso iniciar com o básico da comunicação e avançar para desenvolver na equipe uma visão estratégica do seu negócio e não apenas operacional (que compreendam a diferença entre trabalhar e alcançar resultados, trabalhar é realizar um processo, já alcançar resultados exige pensar antes de agir e planejar o trabalho para o alcance dos resultados pretendidos, isso faz toda a diferença).

O básico da comunicação neste caso será definir:

• Regras ou regimento interno;

• Organograma;

• Descrição de cargos;

• Plano de carreira;

• Fluxogramas de processos ou POP – Procedimento Operacional Padrão definidos dos principais processos da empresa;

• Instruções normativas – Documentos que irão dar maior parâmetro para tomadas de decisões em processos;

• Objetivos e metas – Quais são as expectativas da empresa sobre seu trabalho e quais objetivos e metas;

• Missão, visão e valores;

• Feedback constante sobre desempenho apresentado.

Vamos começar com as regras do jogo, isso mesmo, as regras do seu jogo, quando você contrata um profissional para trabalhar na sua empresa, ele deve estar ciente disto, as regras devem balizar atitudes e comportamentos da sua equipe enquanto estiverem trabalhando na sua oficina, e sempre que precisar tomar alguma decisão levará em conta essas regras.

Trabalho com consultoria de oficinas mecânicas há mais de 14 anos e o que percebi no decorrer dos anos é a grande dificuldade delas em alinhar as equipes às regras do jogo. Regras simples de como utilizar o uniforme, bater o cartão ponto, chegar no horário, utilizar EPIs, não utilizar o telefone (WhatsApp) durante o horário de trabalho e respeitar o tempo correto no horário do café são grandes desafios de muitas oficinas. Mas por que isso acontece?

Existem dois principais fatores que geram esses problemas: o primeiro é que muitas empresas não possuem regras definidas de forma clara e formalizada em um documento, apenas verbalizam no ato da contratação e relembram no dia a dia quando ocorrer algum problema, e muitas vezes por excessos de descumprimento das regras o empresário acaba nem cobrando mais da equipe para evitar estresse ou ter que tomar alguma decisão de desligamento de funcionários.

O segundo fator é a falta de comprometimento do empresário com as regras de sua empresa, isso mesmo, quando não cobra de sua equipe o respeito às regras, ele está enviando um recado simples: Não é importante, e o grupo responde da maneira mais clara possível não seguindo elas. Pior do que não ter regras é elas existirem e ninguém respeitar. Portanto, defina as regras de sua empresa e dê a devida importância.

Na próxima edição falaremos sobre Organograma, o que é e como deve funcionar na prática para facilitar a gestão de sua equipe.

Fonte: https://www.reparacaoautomotiva.com.br/single-post/2019/06/27/O-que-fazer-para-obter-o-melhor-desempenho-de-sua-equipe