Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho e transmissões para o eSocial, além de obrigações e oportunidades da aprendizagem industrial serão abordados em evento gratuito, em Cuiabá, para reparadores de veículos. A roda de conversa ocorre na quinta-feira (23), às 18h30, na sede do Sistema Fiemt, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 – Centro Político Administrativo. Inscreva-se aqui.
O objetivo é conscientizar os empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, além de destacar a necessidade de qualificação profissional.
A programação conta com as palestras Mudança das NR´s de SST para transmissão ao eSocial, com o engenheiro de segurança do trabalho Paulo Camacho e a supervisora de Saúde Ocupacional Sulwey Lopes, do Sesi MT; e Aprendizagem: Obrigação ou Oportunidade, com o gerente de Educação do Senai MT, Marcos Vinicius Ribeiro.
A realização é do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa/MT), Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).
Boas práticas
As NR´s são um conjunto de regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visam a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em seus locais de trabalho. Essas normas são obrigatórias para todas as empresas e devem ser seguidas rigorosamente para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Um dos pontos que serão discutidos no evento será a transmissão das informações de Saúde e Segurança no Trabalho para o eSocial – sistema criado pelo Governo Federal que unifica a prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos empregadores. Com a transmissão dessas informações para o eSocial, espera-se que haja uma maior efetividade na fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas, além de uma maior transparência na relação entre empregador e empregado.
Além disso, a roda de conversa aborda as obrigações e oportunidades da aprendizagem industrial – uma modalidade de formação profissional que combina a teoria e a prática em um ambiente de trabalho real. A formação é voltada para jovens entre 14 e 24 anos e visa a capacitação e inserção desses jovens no mercado de trabalho.
Entre as oportunidades da aprendizagem industrial, destaca-se a possibilidade de as empresas formarem trabalhadores qualificados de acordo com suas necessidades específicas. “Isso permite que as empresas tenham profissionais capacitados e alinhados com suas demandas, o que pode resultar em um aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados”, destaca Marcos Ribeiro.
“O evento é uma oportunidade única para empresários e profissionais conhecerem as tendências e boas práticas relacionadas à saúde, segurança e aprendizagem industrial, além de possibilitar a troca de experiências e networking entre os participantes”, ressalta o presidente do Sindirepa MT, Reny Maltezo.
Serviço
Roda de Conversa com Reparadores
Data: Quinta-feira (23 de março)
Horário: 18h30
Local: Sede do Sistema Fiemt, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 – Centro Político Administrativo.