Serviços em oficinas mecânicas caem 27% por conta do coronavírus em MT

O número de serviços em oficinas mecânicas de Mato Grosso caiu 27% em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, a redução é causada do coronavírus, afirma a pesquisa realizada pelo Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos de Mato Grosso (Sindirepa/MT). A pesquisa pegou uma amostra de 10 empresas nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Sinop e Tangará da Serra. Mato Grosso possui 2,2 mil oficinas.

A pesquisa analisou também os tipos de serviços realizados, os serviços pequenos (até mil reais), como troca de óleo e troca de pastilhas caíram em média 20%, já os orçamentos grandes (mais de mil reais), como reparação de câmbio, motor e airbag chegou a cair 50%. Além disso houve um aumento de inadimplência e aumento da quantidade de parcelas.

Isso se deve a crise econômica causada pelo fechamento do comércio e a diminuição do trânsito de pessoas. De acordo com o empresário Anízio Santos, que atua em Cuiabá há mais de 20 anos. “As pessoas também estão com medo de sair de casa e contrair a doença. Para diminuir as perdas, tive de intensificar os informativos a respeito da manutenção e a buscar o carro dos clientes nas residências. Agora buscamos, realizamos o serviço e entregamos o veículo já lavado”, disse.

Segundo o presidente do Sindirepa/MT, Fausto Koga, a expectativa é que as empresas voltem a receber mais clientes com a abertura do comércio, porém ele ressalta que levará tempo até que tudo volte a ser como antes.

“O setor de reparação vive um momento muito difícil. Há empresas que perderam 60% do número de serviços, tiveram de sobreviver com um faturamento menor e com menos colaboradores. As oficinas mecânicas não ficaram fechadas por muito tempo, porém a economia trabalha como uma reação em cadeia, que caso alguns setores forem prejudicados todos os outros prestadores de serviços sofrerão também. É uma realidade triste, mas estamos otimistas e esperamos que melhore até o fim do ano”, explicou o presidente.