Noticias em Geral

Importância da higienização do carro

Tal como o sofá de casa, o estofado do interior dos carros acumula muita sujeira ao longo do tempo, que pode ou não ser visível. Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes não percebemos o quanto nosso carro pode estar sujo. Mesmo os motoristas mais dedicados acabam ficando com bancos e tapetes sujos, além da poeira acumulada, fios de cabelo e manchas que comprometem a higiene e a estética interna do carro. A higienização interna é um procedimento feito para a limpeza profunda do estofado dos veículos.

A higienização automotiva promove a remoção de sujeiras acumuladas em estofamento e couros com produtos específicos desenvolvidos para este fim, sem comprometer o visual de cada parte do veículo.

O que é a higienização interna?

 

Mesmo que não haja sujeira visível, o interior do veículo pode estar repleto de bactérias e fungos. Para eliminar essas ameaças existem os serviços de higienização interna, que remove as sujeiras acumuladas em estofamento e couros com produtos específicos, sem comprometer o visual de cada parte do veículo.
Trata-se de uma limpeza profunda, que também retira manchas das forrações internas. Para quem tem crianças, que costumam derrubar comida e guloseimas no veículo, ou ainda para motoristas que transportam animais com frequência, especialistas recomendam que o processo seja repetido a cada seis meses ou, no máximo, uma vez por ano.
É importante ressaltar que a higienização automotiva não é só uma questão estética, pois à medida que passamos muitas horas dentro de carros estar num ambiente limpo é questão de saúde. É recomendado que e faça a higienização regularmente a cada seis meses.

 

Como é feita a higienização?

 

O método utilizado na higienização atualmente foi copiado da higienização de sofás, tapetes e carpetes, uma vez que o estofado dos carros é feito de materiais similares.
Na maioria dos casos é feita uma aspiração completa do interior do veículo, seguida da limpeza de partes plásticas com pincel e pano de microfibra com o emprego de produtos específicos para esse material. Em seguida é borrifado em todo estofado um produto com propriedades fungicidas, que mata germes que se desenvolvem no interior do veículo. Por fim, esse produto é aspirado com o uso de uma máquina extratora, que se parece com um aspirador de pó, mas que aspira líquidos. Ao mesmo tempo que suga a sujeira, essa máquina borrifa um líquido de limpeza a altas temperaturas, entre 120°C e 180 °C, deixando o interior do carro limpo e com cheiro agradável. O tempo do serviço geralmente é de 4 horas.
Em casos extremos é necessário um trabalho mais meticuloso. Para isso é preciso primeiro desmontar o interior do veículo, retirando bancos, carpete e o estepe, quando este fica dentro da cabine. Em seguida o mesmo procedimento acima é replicado, com a repetição do processo, caso haja necessidade. Essa limpeza mais pesada demora muito mais que o procedimento tradicional, podendo consumir até 8 horas de trabalho. O custo, claro, também é muito maior.

 

Qual a importância de fazer a higienização?

 

A higienização interna é ideal para limpar profundamente o interior do carro, protegendo-o contra fungos, ácaros e bactérias causadores de alergias e doenças respiratórias em crianças e adultos. Além disso a limpeza remove de manchas de líquido no estofado ou carpete, cheiro de cigarro, areia, poeira e outros resíduos.
Para quem tem filhos, doenças respiratórias ou algum tipo de alergia a higienização é recomendada com uma frequência maior.

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Quanto custa uma higienização interna?

 

O preço pode variar conforme o tamanho do carro e o estado do estofado. Além disso, como em todos serviços automotivos, o preço da higienização pode variar bastante dependendo do fornecedor. Atualmente são inúmeras empresas que fornecem esse serviço e por isso a variação de preço pode ser muito grande, indo de R$ 200 a R$ 600. Ou seja, vale a pena pesquisar antes de contratar.

foto

Autor: Sindirepa MT

Leia Mais Posts Relacionados