De acordo com os especialistas na área, as chuvas de verão tenderão a aumentar em quantidade e intensidade com o aquecimento global. E pelo que tem sido mostrado nos noticiários (alagamento para tudo quanto é lado), está mais do que evidente que a infraestrutura das cidades (grandes ou pequenas, brasileiras e estrangeiras), não está preparada para essa nova realidade. Ou seja, a situação só tende a piorar.
É claro que nos centros urbanos existem aquelas regiões que tradicionalmente alagam na época das chuvas. Só que algumas dessas regiões, no passado, não costumavam alagar. Mas agora com essas novas precipitações, bem mais intensas e violentas, viram lagos ou corredeiras em coisa de minutos, capazes da arrastar veículos grandes por dezenas, ou mesmo, centenas de metros.
Um pouco menos trágico quanto ter a sua casa invadida pelas águas, que não costumam poupar quase nada, é ver o seu veículo (fruto de muito esforço ou, muitas vezes, sua ferramenta de trabalho) submergir dentro de água barrenta. Fonte: O Mecânico